A importância da comunicação eficaz

June 17, 2017

Olá pessoal, tudo bem?
 

Quando o assunto é comunicação eficaz, muitos profissionais de publicidade, marketing, design e comunicação ficam com um gigante ponto de interrogação em suas mentes, pensando em o que seria ideal para a empresa, produto ou serviço ser melhor vista, aceita, consumida e por ai vai!

 

Na verdade não quero decepcionar ninguém, porém, não existe uma receita de bolo que podemos seguir sem erros e acertos, o que existe é experiência, pesquisa, uma boa agência e bons profissionais junto ao cliente, além é claro, de coragem para seguir em frente.

 

Em alguns casos é claro, sabe-se se é melhor para um cliente uma campanha completa, somente digital, funil de vendas, ou uma campanha bem tradicional. Embora existe hoje no Brasil e no mundo uma onda louca digital, buscando a captação da audiência das pessoas, não podemos nos iludir pensando que somente isto resolverá os problemas a serem solucionados para os clientes e anunciantes. 

 

Você pode se perguntar,  então somente rede social, campanhas de Google ADS não resolvem os problemas dos clientes? Não e Sim, muitas vezes sim, mas pensemos juntos um instante...

Se você atende ou tem uma empresa, de quaisquer segmento, e não é feito antes de tudo um diagnóstico da empresa, a comunicação com certeza será falha e não renderá os frutos desejados. Sim, as vezes é chato, mas temos que enquanto empresários e profissionais de comunicação, saber o que deve ser mudado e melhorado juntamente com o cliente para um resultado mais eficaz. As vezes será a Marca, que não está posicionada corretamente para o público a ser atingido, as vezes são os materiais gráficos produzidos que não estão direcionados ou ainda, quando não são claros o bastante. E na maior parte das vezes pode ser que ou o cliente anuncie pouco, ou anuncie errado!

 

Existe a cultura popular de dizer que o cliente não tem verba, e isso não é verdade, as vezes a verba esta alocada errada, ou o que o cliente teria que utilizar como verba de marketing e propaganda está sendo utilizada 100% no departamento comercial ou como falamos acima, em materiais que não estão surtindo o efeito desejado.

 

É verdade que de acordo com a campanha de cada cliente, temos sempre que alinhar as expectativas. Se o cliente A que vende Carros, investe R$4.000,00 por mês em TV, Rádio e Campanhas digitais, ele não poderá esperar o mesmo resultado que o do cliente B que tem os mesmos veículos de comunicação a disposição só que investe R$40.000,00 por mês. 

 

O investimento não é diretamente proporcional neste caso ao resultado, porém é gritante a diferença.

 

Uma dica importante é que se o cliente nunca fez uma mídia e gostaria de experimentar, pesquise antes sobre o segmento, veja como está a comunicação dos concorrentes de setor e busque algo próximo para iniciar, assim, a chance de aprender com quem já errou é muito grande e o resultado tende a ser melhor.

 

Muito cuidado pois as vezes você pode ser iludido quando apresentado a uma mídia com a conversa "veja tal cliente faz mídia conosco˜, busque saber o tempo que este cliente esta veiculando e os resultados dos mesmos.

 

As vezes não é o veículo de comunicação, os formatos ou programas que estão errados, muitas vezes é a falta de investimento em produção, que passará a mensagem.

 

Existem hoje 3 vertentes de captação de mensagem que gostaria de salientar a vocês:

 

 

Número 01 - MUITO BOM
Um material extremamente bem feito e não invasivo.

** O cliente com certeza captará a mensagem de forma tranquila e criará vinculo com a sua marca a partir da constância e frequência de seus anúncios.

**** AVALIAÇÃO POSITIVA *****

 

Número 02 - MUITO RUIM
Um material extremamente mal feito e invasivo.

** O cliente com certeza captará a mensagem de forma negativa, isso pode prejudicar seu negócio, mesmo que o restante, ou seja, os produtos e serviços sejam muito bons.
**** AVALIAÇÃO NEGATIVA *****

 

Número 03 - BEM MÉDIO
Um material extremamente mediano, confuso e com baixa visibilidade.

** O cliente com certeza não captará a mensagem de forma correta e não criará vinculo com a sua marca a partir da constância e frequência de seus anúncios.

 

Se você é Fã do ditado popular "falem mal ou falem bem, mas, falem de mim", que inclusive um antigo colega de trabalho me dizia sempre, então tanto faz o tipo número 01 ou 02 de comunicação, agora, isso não quer dizer que você colherá os mesmos frutos, ou seja, quem planta laranja, não colherá nunca morangos.

 

O fruto da sua comunicação é o famoso engajamento, porém deste assunto falaremos em uma outra oportunidade, bem como, sobre produção de materiais.

 

Um abraço a todos e qualquer dúvida ou sugestão entre em contato conosco pela aba contato de nosso site! 

 

Um grande abraço!

Rony Delgado Siqueira
www.delgadopublicidade.com

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

Já dizia o ditado popular que prego fora da madeira leva martelada! Martelar é fácil, o difícil é saber onde bater!

January 18, 2019

1/2
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo
Please reload

Procurar por tags
Please reload

Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square

© 2020 for Delgado Advertising