A importância da comunicação eficaz


Olá pessoal, tudo bem?

Quando o assunto é comunicação eficaz, muitos profissionais de publicidade, marketing, design e comunicação ficam com um gigante ponto de interrogação em suas mentes, pensando em o que seria ideal para a empresa, produto ou serviço ser melhor vista, aceita, consumida e por ai vai!

Na verdade não quero decepcionar ninguém, porém, não existe uma receita de bolo que podemos seguir sem erros e acertos, o que existe é experiência, pesquisa, uma boa agência e bons profissionais junto ao cliente, além é claro, de coragem para seguir em frente.

Em alguns casos é claro, sabe-se se é melhor para um cliente uma campanha completa, somente digital, funil de vendas, ou uma campanha bem tradicional. Embora existe hoje no Brasil e no mundo uma onda louca digital, buscando a captação da audiência das pessoas, não podemos nos iludir pensando que somente isto resolverá os problemas a serem solucionados para os clientes e anunciantes.

Você pode se perguntar, então somente rede social, campanhas de Google ADS não resolvem os problemas dos clientes? Não e Sim, muitas vezes sim, mas pensemos juntos um instante...

Se você atende ou tem uma empresa, de quaisquer segmento, e não é feito antes de tudo um diagnóstico da empresa, a comunicação com certeza será falha e não renderá os frutos desejados. Sim, as vezes é chato, mas temos que enquanto empresários e profissionais de comunicação, saber o que deve ser mudado e melhorado juntamente com o cliente para um resultado mais eficaz. As vezes será a Marca, que não está posicionada corretamente para o público a ser atingido, as vezes são os materiais gráficos produzidos que não estão direcionados ou ainda, quando não são claros o bastante. E na maior parte das vezes pode ser que ou o cliente anuncie pouco, ou anuncie errado!

Existe a cultura popular de dizer que o cliente não tem verba, e isso não é verdade, as vezes a verba esta alocada errada, ou o que o cliente teria que utilizar como verba de marketing e propaganda está sendo utilizada 100% no departamento comercial ou como falamos acima, em materiais que não estão surtindo o efeito desejado.

É verdade que de acordo com a campanha de cada cliente, temos sempre que alinhar as expectativas. Se o cliente A que vende Carros, investe R$4.000,00 por mês em TV, Rádio e Campanhas digitais, ele não poderá esperar o mesmo resultado que o do cliente B que tem os mesmos veículos de comunicação a disposição só que investe R$40.000,00 por mês.

O investimento não é diretamente proporcional neste caso ao resultado, porém é gritante a diferença.

Uma dica importante é que se o cliente nunca fez uma mídia e gostaria de experimentar, pesquise antes sobre o segmento, veja como está a comunicação dos concorrentes de setor e busque algo próximo para iniciar, assim, a chance de aprender com quem já errou é muito grande e o resultado tende a ser melhor.

Muito cuidado pois as vezes você pode ser iludido quando apresentado a uma mídia com a conversa "veja tal cliente faz mídia conosco˜, busque saber o tempo que este cliente esta veiculando e os resultados dos mesmos.

As vezes não é o veículo de comunicação, os formatos ou programas que estão errados, muitas vezes é a falta de investimento em produção, que passará a mensagem.

Existem hoje 3 vertentes de captação de mensagem que gostaria de salientar a vocês:

Número 01 - MUITO BOM Um material extremamente bem feito e não invasivo.

** O cliente com certeza captará a mensagem de forma tranquila e criará vinculo com a sua marca a partir da constância e frequência de seus anúncios.

**** AVALIAÇÃO POSITIVA *****

Número 02 - MUITO RUIM Um material extremamente mal feito e invasivo.

** O cliente com certeza captará a mensagem de forma negativa, isso pode prejudicar seu negócio, mesmo que o restante, ou seja, os produtos e serviços sejam muito bons. **** AVALIAÇÃO NEGATIVA *****

Número 03 - BEM MÉDIO Um material extremamente mediano, confuso e com baixa visibilidade.

** O cliente com certeza não captará a mensagem de forma correta e não criará vinculo com a sua marca a partir da constância e frequência de seus anúncios.

Se você é Fã do ditado popular "falem mal ou falem bem, mas, falem de mim", que inclusive um antigo colega de trabalho me dizia sempre, então tanto faz o tipo número 01 ou 02 de comunicação, agora, isso não quer dizer que você colherá os mesmos frutos, ou seja, quem planta laranja, não colherá nunca morangos.

O fruto da sua comunicação é o famoso engajamento, porém deste assunto falaremos em uma outra oportunidade, bem como, sobre produção de materiais.

Um abraço a todos e qualquer dúvida ou sugestão entre em contato conosco pela aba contato de nosso site!

Um grande abraço!

Rony Delgado Siqueira www.delgadopublicidade.com

#comunicaçõ #design #publicidade #marketing #empreendedorismo #empreendedor #empresário #empresa #produto #serviço #marca #branding #publicidadepropaganda

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square